FeirasNacionais
Veste Rio
Já no segundo dia do Veste Rio, Vitor Soares, sócio da Lia Lou Lingerie, teve que repor o estoque de peças do seu estande, no espaço Outlet do Píer Mauá. O ritmo de vendas promissor ditou o tom da sétima edição do mais importante evento de moda do Rio, que aconteceu entre 24 e 28/04, com o apoio da Firjan.
A Lia Lou Lingerie foi uma das 22 empresas selecionadas pelo edital Programa Firjan SENAI Moda, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da cadeia fluminense de moda, oferecendo infraestrutura para exposição a preços mais acessíveis.
“Trabalhamos em um segmento necessariamente industrial e esse contato direto com o cliente é uma grande novidade. Foi muito produtivo interagir com o público carioca e observar o seu comportamento de consumo. Tivemos um movimento de vendas superior em relação às outras edições”, contou Soares.
O edital recebeu mais de 60 inscritos e também forneceu às vencedoras uma capacitação de mix de produtos, processo produtivo e planejamento. Joaquim Melo da Cunha, diretor da Art Melo, participou pela primeira vez do Veste Rio. “A abertura foi a melhor possível e superou minhas expectativas. Somos uma marca muito jovem, de apenas um ano e meio, e estar nesse espaço de divulgação é um orgulho. O apoio e a orientação da Firjan foram fundamentais”, destacou.
A programação do Veste Rio também incluiu salão de negócios e palestras com profissionais de destaque no setor.
O sindicato esteve presente no dia 26/04 levando a participação de 14 pessoas.
Giro SENAI Moda
As tendências para o inverno 2019/2020 prometem agradar a todos os gostos. Cores vibrantes, tons pastéis e frios, brilho, transparência, animal print, plissados, bordados de qualidade, alfaiataria, assimetrias e couro são algumas das peças que devem entrar no guarda-roupa das mulheres na próxima estação. É o que aponta o Giro Tendências Moda, apresentado pela Firjan em sua sede em 30/04, e que também fez passagem por Petrópolis em 21/05.
Samantha Vivas, especialista Têxtil e Confecção da Firjan, resume as três macrotendências que ditam os rumos da moda: utopia, metamorfose e futurismo. “Temos que entender quem é o nosso consumidor, o que ele deseja, mas ao mesmo tempo destacarmos nosso diferencial”, pondera.
A macrotendência conhecida como Utopia tem como bases a luta pela representatividade e o empoderamento feminino. O público desse estilo é exigente e busca se expressar, muitas vezes de maneira extravagante.
A segunda macrotendência apresentada foi a Metamorfose. De acordo com Eliana, os consumidores desse estilo são atentos à sustentabilidade, ao modo de produzir artesanal, ao valor da marca, à valorização da economia local e ao upcycling (reaproveitamento de objetos antigos).
A terceira macrotendência diz respeito aos amantes da tecnologia. O Futurismo destaca os consumidores com hábitos de consumos digitais, comprando online e/ou procurando experiências físicas tecnológicas.
O evento apresentou as macrotendências de comportamento e consumo no setor de moda e disseminou informações técnicas, a fim de criar um diferencial no produto final da empresa no que diz respeito à criatividade, qualidade e competitividade no mercado. O conteúdo é produzido pela equipe de Moda da Firjan considerando as informações obtidas em pesquisas realizadas nas ruas e nos principais eventos e feiras de moda nacionais e internacionais.